Investigação sobre evidenciação do risco operacional: estudo multicaso em instituições financeiras brasileiras
Resumo
Esse trabalho versa sobre risco operacional em instituições financeiras. Busca verificar se instituições financeiras brasileiras evidenciam o conceito de risco operacional e os aspectos relativos à gestão desse risco, em sintonia com princípios do Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia contidos no Sound Practices for the Management and Supervision of Operational Risk, especificamente os princípios 01 (com foco na definição de risco operacional) e 10 (evidenciação pública relativa à gestão desse risco). Complementarmente, investiga se essa divulgação também ocorre por meio da utilização do Formulário 20F, nas instituições que o elaboram. Para tal fim foi utilizado o checklist baseado nas categorias constantes no estudo de Helbok e Wagner (2004) relativo à evidenciação do risco operacional em bancos. O estudo é descritivo, compreende revisão teórica e pesquisa documental nos demonstrativos financeiros e relatórios anuais de dezembro de 2003 de bancos com ações em bolsa: Banco do Brasil S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Itaú Holding Financeira S.A. e Unibanco – União de Bancos Brasileiros S.A. As conclusões do estudo mostram que há, sim, divulgação do risco operacional nas instituições pesquisadas, nas duas formas propostas: demonstrações divulgadas apenas no Brasil e Formulário 20-F.
Palavras-chave: risco operacional, evidenciação, evidenciação do risco operacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.