O valor do cliente como elemento de marketing para instituições de ensino superior

Autores

  • Ari Holanda Júnior
  • Iracema Quintino Farias
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gome

Resumo

A gestão orientada ao cliente não é uma novidade. Contudo, vários setores da economia ainda não atentaram para esta tendência. O setor da educação superior no Brasil enquadra-se neste rol. Com a expansão na quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES), torna-se evidente que a competição no setor tende a atingir níveis nunca antes verificados, fazendo com que atributos relacionados à qualidade do ensino e dos serviços prestados, assim como a satisfação do cliente, sejam extremamente considerados ao se escolher a instituição e o curso superior. Relacionados a estes atributos, tem-se verificado um alto índice de transferências de alunos entre as instituições. O objetivo da presente pesquisa é avaliar os motivos que levam alunos de IES a transferirem para outras instituições. Verificou-se que as transferências estão relacionadas a causas pessoais e institucionais, e que estas causas podem ser corrigidas através da efetiva determinação dos valores do cliente e a utilização do marketing como instrumento de correção.

Palavras-chave: valor do cliente, satisfação do cliente, qualidade na educação.

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Publicado

2021-05-25

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Artigos