Análise dos reflexos do accrual accounting no lucro ou prejuízo contábil: um estudo em sociedades anônimas abertas no Brasil
Resumo
O artigo objetiva analisar os reflexos do accrual accounting no lucro ou prejuízo contábil em sociedades anônimas abertas no Brasil. Para constatação de evidências empíricas, utilizaram-se como população-alvo as sociedades anônimas abertas apresentadas entre as 500 Maiores e Melhores Empresas no Brasil, segundo critério da Revista Exame na edição de 2004. A amostra extraída da população foi do tipo intencional não probabilística, com sete empresas representativas do setor de siderurgia e metalurgia. O estudo, delineado como descritivo, utiliza técnicas de cluster para categorizar os dados necessários para as inferências. Os coeficientes de correlações entre o resultado contábil do período ajustado pelos accruals e a variação do capital circulante líquido não apresentaram homogeneidade no setor observado, mas denotaram significância estatística. Evidenciam que os accruals provocam alterações no resultado do período e que não influenciam, simultaneamente, o fluxo financeiro das atividades operacionais das empresas.
Palavras-chave: accrual accounting, lucro ou prejuízo contábil, variação do capital circulante líquido.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.