Excelência em gestão e em resultado econômico-financeiro: uma análise crítica do desempenho das empresas vencedoras do prêmio nacional da qualidade
Resumo
O objetivo do trabalho é identificar se as práticas de gestão das empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade, apontadas como padrão de excelência, resultam em desempenho econômico e financeiro superior. O procedimento metodológico central é a análise do desempenho das empresas vencedoras do PNQ em comparação com outras empresas pertencentes ao mesmo setor de atividade. O universo da investigação é composto pelas empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade no período 1992-2004. Os indicadores econômico-financeiros foram obtidos na edição Maiores e Melhores da revista EXAME. A pesquisa não evidenciou a superioridade das empresas vencedoras do PNQ em todos os indicadores econômico-financeiros, convalidando os estudos realizados em outros países, os quais demonstraram a importância do sistema de gestão pela qualidade para a eficiência operacional, para a satisfação dos clientes e para o moral dos funcionários; não necessariamente com amplos efeitos sobre os resultados econômico-financeiros.
Palavras-chave: práticas de gestão, qualidade, desempenho econômico-financeiro.Downloads
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