Alianças estratégicas em empresas de médio porte: um estudo no setor de automação industrial automobilística no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta investigação sobre fatores explicativos para a formação de alianças estratégicas entre empresas de médio porte do setor de automação industrial automobilística. O processo de formação das alianças estratégicas é analisado sob a perspectiva da Teoria da Dependência de Recursos. Essa teoria assevera que as alianças estratégicas são formadas como meio de prover à organização os recursos que lhe são internamente escassos ou ausentes. Os dados provêm da análise de nove casos de empresas do setor de automação industrial automobilística localizadas em São Paulo (Brasil) que possuem alianças estratégicas. A coleta de dados deu-se em 2005 por meio de entrevistas, as quais foram gravadas, transcritas e tratadas pela técnica da análise de conteúdo. A principal conclusão é a de que, ao identificar a escassez em relação ao recurso “tecnologia de produção”, as empresas estudadas formam alianças estratégicas para estabilizar e assegurar o acesso a esse recurso, ao mesmo tempo em que reduzem custos fixos e mantêm uma estrutura enxuta.
Palavras-chave: alianças, estratégias, médias empresas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.