A internet e a estratégia de internacionalização das empresas brasileiras

Autores

  • Zandra Balbinot
  • Alexandre Reis Graeml
  • Marie Anne Macadar

Resumo

A Internet está se tornado uma ferramenta importante na internacionalização de empresas de duas maneiras: primeiramente, proporcionando visibilidade mundial às empresas por meio de seus websites, que podem funcionar como “vitrines virtuais” para produtos e serviços, e, em segundo lugar, como uma ampla fonte de informação sobre o que concorrentes atuais e potenciais estão fazendo. O presente trabalho reflete sobre essas possibilidades à luz do referencial teórico da internacionalização e de estudos sobre os impactos da Internet nas organizações. Verifica-se o uso dessa ferramenta por empresas brasileiras e a conectividade que ela proporciona para acelerar o seu processo de internacionalização e desenvolver uma vantagem competitiva global. Isto é feito a partir da análise dos resultados de uma survey que envolveu 121 empresas industriais do estado de São Paulo. De acordo com os dados obtidos, os empresários brasileiros acreditam que a Internet tem impacto significativo na internacionalização do negócio, aumentando a visibilidade e proporcionando a concretização de vendas no exterior, embora também estimule, de forma acentuada, a penetração de empresas estrangeiras no mercado nacional.

Palavras-chave: internet, estratégias de internacionalização, modos de entrada.

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Zandra Balbinot

Alexandre Reis Graeml

Marie Anne Macadar

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