Acumulação de competências operacionais em serviços customizados: um estudo exploratório a partir da perspectiva de desempenho
Resumo
As relações entre os critérios competitivos tem sido um tema de recorrente debate na literatura de operações. Recentemente várias pesquisas têm sugerido que, por intermédio de modelos acumulativos de competências, os critérios competitivos estão inter-relacionados. Entretanto, tais pesquisas baseiam seus resultados e conclusões em pesquisas empíricas que utilizam opiniões de gerentes da área de operações de empresas produtoras de bens e serviços, caracterizando uma perspectiva interna às organizações analisadas. Diferentemente dessas pesquisas, esta tem por objetivo explorar as relações entre os critérios competitivos de operações em produção de serviços sob uma perspectiva externa à organização, baseada na opinião de clientes de empresas de telecomunicações. O principal argumento é de que o desenvolvimento e aprimoramento dos critérios competitivos têm reflexos na satisfação dos clientes. Para testar as relações entre os critérios competitivos, foram utilizados dados de uma survey, que mede a satisfação desses clientes em relação aos atributos do serviço analisado, realizada com 243 clientes de serviços customizados. O uso de modelagem por equações estruturais foi utilizado e evidenciou as relações entre as variáveis. Os resultados mostram que o critério competitivo qualidade e o atendimento afetam a entrega e a manutenção dos serviços bem como o tempo de entrega desses.
Palavras-chave: competências, critérios competitivos, serviços, customização, desempenho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.