A relação entre o timeliness e a utilidade da informação contábil e os mecanismos de Governança Corporativa: evidências no mercado acionário brasileiro
Resumo
Este artigo tem por objetivo verificar a relação entre o timeliness e a utilidade da informação contábil e os mecanismos de governança corporativa das empresas brasileiras com ações negociadas na Bovespa. Busca-se, com essa pesquisa, evidências sobre a influência do ambiente de Governança sobre o papel da contabilidade como sistema de informação. Para tanto, utilizou-se um dos modelos propostos por Bushman et al. (2004). As amostras utilizadas nas análises foram compostas pelas empresas que compõem o mercado acionário brasileiro, classificadas nos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa. De acordo com os resultados, a hipótese de que: “no mercado acionário brasileiro, quanto mais complexos e mais caros são os mecanismos de governança corporativa, menores são o timeliness e a utilidade da informação contábil” não pode ser aceita. Essas evidências remetem às diferenças existentes entre o Brasil e os Estados Unidos no que se refere à estrutura do mercado acionário, ao ambiente legal, à regulamentação contábil, ao enforcement, às fontes de financiamento, etc. As evidências brasileiras, contrárias às americanas, sugerem que os mecanismos de governança, no Brasil, são implementados, justamente, para reduzir o gerenciamento de resultados contábeis e evitar a manipulação de dados. Desse modo, observa-se que as empresas brasileiras que possuem algum nível de governança corporativa diferenciado apresentam informação contábil útil e tempestiva, influenciando, de certo modo, os retornos econômicos das empresas. Vale ressaltar que o tamanho da amostra, em algumas análises, faz com que as inferências não sejam tão consistentes, no entanto, esta é uma limitação para as pesquisas que demandam dados do mercado acionário brasileiro.
Palavras-chave: timeliness, informação contábil, governança corporativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.