Produção científica brasileira em marketing de serviços: análise dos eventos EnANPAD e EMA, 2003-2006

Autores

  • Emerson Mainardes
  • Amélia Silveira
  • Giancarlo Gomes
  • Marcelo Deschamps

Resumo

O estudo da produção científica publicada nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) e do Encontro de Marketing (EMA), de 2003 a 2006, se constitui no objetivo de estudo. A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo, por meio de análise documental, no primeiro momento. Foi descritiva, com método quantitativo, em seguida. Dos 464 artigos analisados nos dois eventos, 168 abordam o marketing de serviços. Esta literatura foi gerada, basicamente, em universidades brasileiras. Os dois autores mais produtivos são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com oito trabalhos cada um. Os métodos de pesquisa adotados nos artigos analisados confirmam a tendência internacional de preferência por pesquisas com método quantitativo, de cunho descritivo e corte transversal, com questionários estruturados e questões fechadas. Poucos foram os trabalhos conceituais, diferentemente do que se encontra na literatura internacional. Os autores mais citados nestes artigos se assemelham aos da literatura internacional. Os temas abordados são os considerados tradicionais. Os novos enfoques que abrangem os assuntos desta área ainda não estão presentes em pesquisas nacionais, com a mesma ênfase. O período analisado registra um importante crescimento no marketing de serviços.

Palavras-chave: marketing de serviços, produção científica brasileira, EnANPAD, EMA.

Biografia do Autor

Emerson Mainardes

Amélia Silveira

Giancarlo Gomes

Marcelo Deschamps

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