Parceria no agronegócio da carcinicultura na perspectiva da imersão estrutural – o caso da Camanor Produtos Marinhos Ltda

Autores

  • Fernando Lopes
  • Mariana Baldi
  • Leonardo Cárdenas

Resumo

Esse artigo investiga as parcerias da Camanor, empresa de agronegócio de camarão cultivado, destacando a importância da confiança, da reputação e do papel dos laços fortes na formação desses arranjos. São analisadas as parcerias com a Aquatec e com o Carrefour e suas influências no comportamento competitivo da Camanor. Utilizou-se uma estrutura teórica baseada na perspectiva da imersão social, particularmente o mecanismo estrutural (Zukin e Dimaggio, 1990). Segundo Gnyawali e Madhavan (2001), há três tipos de recursos fluindo em uma rede: ativos, informações e status. Foram combinados dados de entrevistas em profundidade com dados secundários para explorar como as diferenças entre os laços prévios e a posição na rede afetaram o fluxo de recursos. A parceria com a Aquatec, a qual é baseada em laços prévios e fortes, indica um fluxo constante de informação. De forma contrária, a parceria com o Carrefour se caracteriza por uma relação mais hierárquica, com menor troca de informação. Enquanto a primeira é baseada predominantemente na confiança, a segunda é baseada predominantemente na reciprocidade econômica. Em ambos os casos, verificou-se um fluxo significativo de ativos, tais como dinheiro, tecnologia e habilidades organizacionais; um fluxo também significativo de status, observado em termos de aumento de legitimidade e reputação da Camanor no mercado internacional e junto aos seus fornecedores; e, finalmente, um fluxo importante de informações sobre avanços na área de produção de camarão, bem como informações sobre condições e tendências de mercado. Esse fluxo foi observado no trabalho como conseqüência da posição das organizações parceiras na rede internacional de produção e distribuição de camarão.

Palavras-chave: parcerias, redes interatores, internacionalização.

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