Estratégias de customização em massa: evidências e análises em empresas do setor de confecção de artigos de vestuário
Resumo
Com a intensificação da competição nos mercados, as empresas têm se esforçado para não só agregar mais valor aos seus produtos e serviços, mas também para desenvolver uma relação duradoura com seus clientes. Neste sentido, a utilização de estratégias de customização em massa pode constituir uma alternativa para alcançar este propósito. O objetivo deste trabalho é analisar como empresas brasileiras pertencentes ao setor de confecção de artigos de vestuário desenvolvem customização em massa dos seus produtos. Para isto, foram realizados estudos de casos. A principal técnica adotada para a coleta de dados consistiu em entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se a adoção de duas estratégias de customização em massa: modularidade por ajuste de componentes e postergação da fabricação. A tecnologia de informação, a agilidade e a flexibilidade dos fornecedores foram destacadas como os principais habilitadores da customização em massa. As principais dificuldades dizem respeito à falta de qualificação dos fornecedores para atender pedidos de pequenas quantidades de tecidos e à falta de qualificação das empresas que prestam serviço de logística para a coleta e entrega rápida dos produtos acabados. Concluiu-se que a existência de compatibilidade entre as atividades é fundamental para o alcance de vantagens competitivas associadas à adoção de estratégias de customização em massa.
Palavras-chave: customização em massa, estratégia, competitividade.
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