A relação entre crescimento econômico e competitividade: um estudo sobre a capacidade de previsão do Global Competitiveness Report
Resumo
Com estudos desde meados da década de 80, o World Economic Forum (WEF) publica anualmente o seu Global Competitiveness Index (GCI), um indicador de competitividade nacional que considera tanto fatores macro como microeconômicos. Nesse contexto, o objetivo fundamental deste artigo é testar estatisticamente a capacidade de previsão e de explicação dos indicadores de competitividade do WEF em relação ao produto interno bruto e à sua capacidade de influenciar as variações do produto interno futuro da nação, isso ponderado pelo seu estágio de desenvolvimento. Segundo a definição do próprio WEF (2007), existe uma relação direta entre competitividade e prosperidade econômica (proxy produto interno bruto gerado). Assim, busca-se compreender se os indicadores de competitividade estão estatisticamente relacionados com a geração de produto. Para testar essa hipótese, utilizou-se a modelagem econométrica dos mínimos quadrados ordinários (MQO). No geral, os indicadores de competitividade ainda apresentam um baixo poder explicativo para as variações e os comportamentos do PIB. Além disso, para o GCI, foram testadas a capacidade de determinação do PIB dos basic, efficiency e innovation indexes. Corroborando as diversas linhas teóricas que defendem que a inovação é o principal meio de uma nação auferir crescimento e desenvolvimento econômico, os subindicadores de inovação (innovation index) foram os que apresentaram maior capacidade de determinação sobre o PIB em todos os grupos analisados. Apesar de diversos problemas encontrados, esses indicadores ainda são bons instrumentos de medida das mudanças ocorridas em um país em seu ambiente competitivo.
Palavras-chave: desenvolvimento econômico, crescimento, competitividade, grau de ajuste.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.