A consolidação das competências organizacionais de acordo com a trajetória da empresa
Resumo
Com este artigo, busca-se analisar o desenvolvimento de competências organizacionais nos diferentes negócios de uma empresa do setor calçadista do RS e a sua articulação com as práticas de gestão, com base na sua história. Entende-se que as competências devem ser compreendidas sob uma perspectiva dinâmica, pois as mudanças são constantes no mercado. Nesse contexto, a trajetória de uma organização pode ser considerada como um dos pontos fundamentais para o entendimento da dinâmica organizacional, pois a análise de sua história gera informações que explicam as mudanças realizadas e as estratégias planejadas ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida mediante o método de estudo de caso no Grupo Paquetá. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores e gerentes (22 depoimentos) e de análise documental. Os principais resultados encontrados revelam que o Grupo Paquetá possui as competências distintivas que se referem às capacidades de gestão e técnica. Essas competências distintivas originaram as competências intermediárias/funcionais que têm como base os três elementos da competência organizacional do Grupo: inovação e tecnologia, pessoas, estrutura e processos consolidados ao longo da trajetória da empresa.
Palavras-chave: competência organizacional, estratégia, recursos, mudança, trajetória.Downloads
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