O sistema nacional de inovação e a ação empreendedora no Brasil

Autores

  • Sieglinde Kindl da Cunha
  • Yara Lucia Bulgacov
  • Maria Lucia Figueiredo Meza
  • Zandra Balbinot

Resumo

O debate sobre inovação é relevante, quando se trata de compreender o potencial do empreendedorismo como um fenômeno que alavanca o desenvolvimento econômico. Os resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de âmbito internacional, mostram que, apesar de o Brasil ser conhecido como um dos países mais empreendedores, esses empreendimentos são pouco inovadores. Para compreender esse cenário, este artigo tem por objetivo analisar a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico das empresas nascentes e novas no Brasil, no período de 2001 a 2006. Inicialmente, faz-se um recorte teórico sobre o conceito de Sistema Nacional de Inovação (SNI) para, em seguida, explicar o atual desestímulo à criação de empresas inovadoras no Brasil, com base nos resultados estatísticos de instituições reconhecidas nacional e internacionalmente. São três os fatores que explicam o baixo potencial inovador dos empreendimentos novos no Brasil: a motivação por necessidade, que faz criar empresas geradoras de emprego e renda; a estrutura de mercado caracterizada pela competição; e o incipiente Sistema Nacional de Inovação que não cria um ambiente propício à cooperação que possibilite o acúmulo de competências e o aprendizado tecnológico interativo.

Palavras-chave: Sistema Nacional de Inovação, empreendedorismo, inovação.

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos