Ambientes organizacionais: uma proposta de classificação com uso de munificência, dinamismo e complexidade
Resumo
As relações entre as organizações e os ambientes nos quais essas atuam são um fenômeno desafiador e extremamente relevante para a estratégia. Dada a diversidade de organizações e ambientes existentes, avançar na compreensão dessas relações tem se constituído um desafio tanto para a prática gerencial como para os estudiosos desse campo. Em especial, o reconhecimento de grupos de ambientes homogêneos viabiliza o controle das condições que subordinam as ações das firmas e amplia as possibilidades de desenho e de generalização das pesquisas na área de estratégia. Além disso, permite a identificação de similaridades não aparentes entre os setores. Nesse sentido, este artigo objetiva identificar grupos de setores de atividade industrial com ambientes similares. Esta pesquisa iniciou com a replicação do trabalho de Dess e Beard (1984) na identificação das dimensões caracterizadoras dos ambientes operacionais – munificência, dinamismo e complexidade – para 466 setores de manufatura dos EUA, entre 1997 e 2002. Em seguida, realizou-se uma análise para investigar grupos desses setores com ambientes similares, por meio da qual foram identificados cinco agrupamentos. Como complementação, 1.870 empresas norte-americanas da base Compustat foram distribuídas pelos agrupamentos criados, os quais foram estatisticamente comparados em relação às características de estrutura e desempenho de suas empresas. Encontrou-se que os grupos ambientais permitem explicar diferenças significativas entre as empresas, no que se refere, principalmente, à lucratividade, ao crescimento e ao tamanho, indicando a propriedade dos agrupamentos identificados.
Palavras-chave: ambiente organizacional, dimensões ambientais, setores de manufatura, administração estratégica.Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.