Valores relativos ao trabalho e a relação com o comprometimento organizacional: a percepção dos colaboradores de uma empresa internacionalizada
Resumo
Este trabalho investiga a percepção dos colaboradores de uma empresa internacionalizada acerca da relação entre os valores do trabalho e o comprometimento organizacional, bem como analisa a hierarquia atribuída a esses dois construtos. A estratégia metodológica adotada é um estudo de caso, abordado de forma quanti-qualitativa, que teve como empresa focal uma indústria frigorífica internacionalizada, localizada na região Sul do Brasil. Os principais resultados encontrados expõem que os colaboradores priorizam as relações sociais e a estabilidade, relativos aos valores do trabalho e ao comprometimento com a linha consistente de atividade. Assim, constatou-se que os colaboradores demonstram comprometimento instrumental com o cumprimento das regras da empresa, visando à sua estabilidade e evidenciando, dessa forma, a relação entre os valores relativos ao trabalho e o comprometimento organizacional.
Palavras-chave: valores relativos ao trabalho, comprometimento organizacional e empresa internacionalizada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.