Prevenção à lavagem de dinheiro em instituições financeiras: avaliação do grau de aderência aos controles internos
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar o grau de conhecimento e o nível de aderência dos funcionários de algumas agências bancárias selecionadas quanto aos procedimentos de controles internos para a prevenção à lavagem de dinheiro nestas instituições. Adotou-se, como referencial teórico, a legislação sobre o crime de lavagem de dinheiro e a literatura a ela associada. Foi efetuada pesquisa de campo com questionário estruturado com perguntas fechadas e análise de dados através de procedimentos estatísticos multivariados. Concluiu-se que os funcionários das instituições têm conhecimento dos normativos e atuam focados na prevenção à lavagem de dinheiro e que os funcionários das agências do banco estatal de varejo pesquisado demonstraram melhor grau de aderência a estes normativos relativamente aos respondentes dos bancos privados. Concluiu-se também que o tempo de banco e o cargo ocupado influenciam no maior ou menor conhecimento dos mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro.
Palavras-chave: controles internos, lavagem de dinheiro, fraude.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.