Impactos de estruturas de decisão e planejamento em estratégias logísticas: estudo multicasos no setor moveleiro
Resumo
Este trabalho visa a compreender a inter-relação entre a formação de estratégias logísticas e os processos decisórios e de planejamento (pensamento) de estratégias globais. A partir deste objetivo, um estudo multicasos qualitativo-descritivo foi realizado junto a quatro empresas do APL Moveleiro de Ubá (MG) (terceiro maior cluster do Brasil), sendo as entrevistas submetidas à análise de conteúdo (AC). Esta técnica permite compreender significados implícitos presentes na linguagem humana, bem como compreender o que há de subjacente nos elementos explícitos. Os resultados indicam que a descentralização e uma gerência profissional impactam no planejamento estratégico e no processo decisório. Todavia, independentemente dos resultados destas interações, as empresas atribuem um caráter reativo à logística, não sendo consideradas as possibilidades de atuação integrada em cadeia com o uso estratégico das atividades logísticas.
Palavras-chave: tomada de decisão, estratégia logística, cadeia de suprimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.