Relacionamento entre empresa e universidade: uma análise das características de cooperação em um setor intensivo em conhecimento
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar os fatores motivadores para estabelecer relacionamentos de cooperação entre empresas e universidades, assim como definir elementos representativos da eficácia destes processos de relacionamento. A cooperação entre universidade e empresa no Brasil vem sendo investigada através de estudos de caso que identificam características específicas de cooperação. Neste trabalho, optou-se por uma investigação quantitativa para permitir a análise de um setor intensivo em conhecimento. A estrutura conceitual da pesquisa foi definida a partir da análise prévia de estudos de caso publicados e relevantes. O setor investigado foi o de Tecnologia da Informação do estado do Rio Grande do Sul, sendo a problemática valorizada a partir do que as empresas percebem ou enfrentam na criação e desenvolvimento de relacionamento com a universidade. A metodologia utilizada foi quantitativa através de um estudo de corte transversal, no qual 195 empresas constituíram a amostra de pesquisa. Osresultados indicam que o desenvolvimento de capacidades para competição é o fator que mais influencia as empresas a estabelecerem projetos de cooperação com universidades. A burocracia das universidades aparece como a principal razão para as empresas que nunca cooperaram não estabelecerem projetos de cooperação. Entretanto, para as empresas que já fizeram algumprojeto de cooperação, a burocracia não surge como um elemento restritivo. As conclusões ressaltam que o capital intelectual e a aprendizagem dos profissionais são os motivadores mais valorizados pelas empresas, enquanto que a maior barreira apontada foi a definição dos direitos pelas patentes geradas.
Palavras-chave: relação universidade-empresa, cooperação, inovação.
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