Análise Compreensiva da Produção Científica sobre Capacidade Absortiva no Período de 2015 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2026.231.06Palavras-chave:
Capacidade abortiva, Revisão sistemática, Inovação, Conhecimento, DesempenhoResumo
O objetivo deste estudo é analisar sistematicamente estudos sobre capacidade absortiva (CA) nos últimos anos a fim de identificar tendências contemporâneas de pesquisa e possíveis lacunas, considerando a abrangência e as propriedades multifacetadas dessa área de conhecimento. A principal contribuição deste artigo pauta-se na compreensão contemporânea sobre a aplicabilidade e complexidade conexas à CA, ao identificar a permanente evolução e as reificações envolvidas nesse contexto, culminando ainda, com revelações emergentes sobre essa temática. A partir de uma revisão sistemática de literatura, seguindo os procedimentos sugeridos por Tranfield et al. (2003), foram selecionados 220 trabalhos científicos com o termo “absortive capacity” no título dos artigos, que serviram de base para extração e para a análise das principais pesquisas publicadas no período de 2015 e 2022. O artigo identificou relevantes estudos, temas, setores, ambientes e metodologias mais utilizados pelas pesquisas recentes, além dos países e das revistas que se destacaram nos estudos sobre CA nos últimos oito anos. Ademais, os resultados revelaram lacunas, oportunidades metodológicas e setoriais, além de emergentes regiões geográficas que têm se destacado em estudos sobre CA, contribuindo para o entendimento acerca das tendências e dos rumos das pesquisas mais atuais sobre esse tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.