Governança de Redes em Situações de Crises – Caso da Covid-19 em Manaus
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2026.231.05Palavras-chave:
Network Governance, redes ad hoc, Colaboração, cenários de criseResumo
Com o avanço de crises mundiais deflagradas por desastres naturais, ou causados pela mão humana, é preciso entender como o Estado, organizações, indivíduos e sociedade elaboram respostas para mitigar seus efeitos. Considerando a abordagem de redes, o objetivo foi entender as respostas no formato de redes, nos casos investigados sobre a crise da Covid-19 na cidade de Manaus. Utilizando os conceitos de redes, ação coletiva, tragédia dos comuns e governança colaborativa, criou-se a afirmativa orientadora que as redes temporárias de combate à crises se caracterizam-se por decisões rápidas, fundadas em expertise e governança adaptativa. O trabalho se justifica pela raridade de evidências empíricas sobre a organização de redes e o papel da governança em situações de grandes crises. No presente artigo apresentam-se dados de nove redes investigadas pelos autores, constituindo-se num benefício importante pela quantidade e qualidade de dados, coletados com técnicas de acompanhamento e entrevistas. Os resultados confirmaram a afirmativa orientadora da especificidade da estrutura e operação de redes em situações de crises. Sobre a literatura, surgiram algumas diferenças. Por exemplo, a confiança e experiências prévias não se mostraram necessárias para o nascimento e desenvolvimento da rede. Ao final concluiu-se que as redes de combate a crises são ad hoc, auto-organizadas, se caracterizam por mobilização e desmobilização rápida. A governança é informal, com ausência de instrumentos contratuais e colaboração massiva. O artigo traz o benefício teórico de organizar e propor um conjunto de variáveis que foram determinantes na formação de nove redes em situação de crise da Covid-19, na cidade de Manaus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.