Efeito dos Estilos do Uso do Orçamento no Desempenho Organizacional Mediado pelo Uso da Informação Gerencial

Autores

  • Rosana Santos de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Andreia Dulce Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2026.231.03

Palavras-chave:

orçamento, diagnóstico, interativo, uso da informação gerencial, desempenho organizacional

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o efeito do uso diagnóstico e interativo do orçamento no desempenho organizacional de empresas portuárias na Região Sul e Sudeste do Brasil, mediado pelo uso da informação gerencial. Este estudo adota uma abordagem quantitativa e descritiva, baseada em uma survey por meio de questionário, em uma amostra de 88 respostas válidas de profissionais em cargos gerenciais. Os resultados obtidos indicam que o uso interativo do orçamento tem uma influência positiva e significativa no desempenho organizacional. Além disso, o uso diagnóstico e interativo do orçamento também afeta positivamente o uso da informação gerencial, e a utilização dessa informação tem um impacto positivo no desempenho organizacional. Observou-se que o uso da informação gerencial medeia a relação entre o uso diagnóstico do orçamento e o desempenho organizacional. Os resultados sugerem que as empresas portuárias da amostra adotam uma abordagem mais colaborativa e interativa na gestão de seus recursos. Essas conclusões podem servir como orientação para as empresas na busca por melhores práticas gerenciais para enfrentar os desafios do mercado e obter vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Rosana Santos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Contabilidade (UFSC).

Andreia Dulce Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (UFSC) , Mestre em Controle de Gestão (UFSC), Contadora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2026-01-14