Management Configurations in an Internationalized Brazilian Organization: Human Resources Management, Market and Labor Relations Dynamics
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.201.04Palavras-chave:
family-owned multinational firm,, South America, human resources management (HRM)Resumo
O artigo analisa as diferentes configurações de administração em organização de recente internacionalização e como esta interpreta as dinâmicas de gestão de pessoas (HRM), do mercado e relações de trabalho em contextos distintos. Realizou-se pesquisa qualitativa por meio de levantamento documental e entrevistas com gestores de pessoas em organização de origem familiar brasileira de grande porte operando na América do Sul, e com sindicalistas. Os achados indicam distinções nas práticas de gestão nas plantas fabris dependendo do país, não obstante as similaridades destas em um mesmo território. Verificou-se uma HRM em transição para o nível estratégico no caso do Brasil, e ainda subsidiário da noção tradicional nos outros países latino-americanos. O mercado de trabalho é monitorado e as relações de trabalho são adaptadas para cada país de atuação, com suporte jurídico local. Revela-se ainda o enfraquecimento dos sindicatos no contexto da América do Sul. O estudo contribui teoricamente ao discutir as configurações da gestão sob a HRM, mercado e relações de trabalho sob uma abordagem transnacional; metodologicamente propicia pesquisas comparativas; e empiricamente ilustra dinâmicas de gestão de empresa familiar de recente internacionalização em distintas regiões do continente sul-americano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.