Efeitos do capital psicológico de controllers nas atitudes gerenciais em relação ao orçamento, satisfação no trabalho e desempenho gerencial
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.214.05Palavras-chave:
Capital psicológico, Atitudes gerenciais, Satisfação no trabalho, Desempenho gerencialResumo
Esta pesquisa analisa os efeitos do capital psicológico de controllers nas atitudes gerenciais em relação ao orçamento, satisfação no trabalho e desempenho gerencial. Pesquisa descritiva e quantitativa, foi realizada por meio de levantamento com 316 controllers com responsabilidade orçamentária em empresas brasileiras. Entre as relações investigadas, apenas a relação entre satisfação no trabalho e desempenho gerencial não foi significativa e os efeitos indiretos do capital psicológico no desempenho gerencial, mediados pela satisfação no trabalho. Esses resultados revelam que o capital psicológico melhora as atitudes gerenciais em relação ao orçamento e tem efeitos positivos no desempenho dos gestores no trabalho. Além disso, as atitudes gerenciais em relação ao orçamento aumentam a relação entre capital psicológico e desempenho gerencial. Conclui-se que a promoção do capital psicológico melhora as atitudes gerenciais e o desempenho de controllers que possuem responsabilidade orçamentária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.