O papel das capacidades dinâmicas para a inovação em modelos de negócios em organizações que operam em ambientes de negócios estáveis

Autores

  • Frederico Neder
  • Ana Luiza Burcharth Fundação Dom Cabral

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.212.04

Palavras-chave:

Innovation, Business Model, Dynamic Capabilities, Case study

Resumo

Este artigo descreve como as capacidades dinâmicas contribuem para que as organizações tradicionais desenvolvam inovações em modelos de negócios. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa de estudo de caso em uma multinacional estabelecida do ramo de materiais para construção (produção e venda), um mercado relativamente estável, que passou a ofertar uma solução de serviços em fachadas leves. Além de descrever de que forma as subdimensões das capacidades dinâmicas contribuíram para o sucesso/insucesso do novo negócio, desde sua idealização e estruturação, até a sua execução; o artigo evidencia quais capacidades dinâmicas estavam presentes no início e quais foram desenvolvidas ao longo da inovação. A pesquisa evidencia quatro achados importantes: 1) as capacidades dinâmicas devem estar presentes na alta liderança da organização; 2) a ocorrência das capacidades dinâmicas não é sequencial ou linear; 3) as capacidades dinâmicas contribuem para criação de valor e vantagens competitivas mesmo em mercados relativamente estáveis; e 4) determinados recursos de uma organização tradicional são importantes catalizadores de resultados. A pesquisa reforça assim o papel da alta liderança em inovações de modelos de negócios, bem como a contribuição das capacidades dinâmicas em mercados relativamente estáveis e a função catalizadora dos recursos disponíveis em organizações tradicionais.

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Publicado

2024-08-02

Edição

Seção

Artigos