MERCADOS FUTUROS NORTE-AMERICANO, EUROPEU E BRASILEIRO DE CAFÉ: EFICÁCIA DOS CANDLESTICKS NA SINALIZAÇÃO DOS PREÇOS
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.201.06Palavras-chave:
Análise Técnica., Comercialização Agropecuária, Derivativos.Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia dos padrões altistas e baixistas de candlesticks na inflexão e na persistência da inflexão de preços do café nos mercados futuros norte-americano, europeu e brasileiro. A ocorrência dos padrões candlesticks foi estimada com base nas séries de preços diários de abertura, fechamento, máximo e mínimo do café dos mercados de derivativos da New York Board of Trade, da Brasil, Bolsa, Balcão e da Intercontinental Exchange Futures Europe, as quais foram obtidas junto à plataforma financeira investing.com. Verificaram-se as ocorrências de dezesseis padrões candlesticks altistas e baixistas e, em seguida, foi realizada a classificação dos indicadores de eficácia em três níveis (abaixo do aceitável, satisfatória e alta). Os resultados apontaram que seis padrões são eficazes em inflexão de preços (reversão do preço um dia após a ocorrência do padrão) em ambos os mercados e outros seis se mostraram eficazes em inflexão em apenas um dos mercados avaliados. Os resultados evidenciaram ainda que a maioria dos padrões candlesticks estudados apresentaram-se como eficazes em inflexão de preços nos mercados futuros de café europeu e brasileiro e, aproximadamente, um terço desses padrões foram eficazes no mercado norte-americano. No entanto, os padrões candlesticks são ineficazes em persistência de inflexão de preços nos três mercados estudados. Assim sendo, sugere-se que os padrões pesquisados sejam utilizados apenas para decisões com horizonte de um dia após sua ocorrência, não sendo indicado manter posição pós-inflexão quando, na prática, eles não permitem garantir lucratividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.