Impacto da Guerra Rússia-Ucrânia na eficiência do mercado de criptomoedas e dos países do G-20
Uma Análise via Teoria Fractal
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2026.231.02Palavras-chave:
Guerra entre Rússia e Ucrânia, Risco Geopolítico, Eficiência de MercadoResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento da eficiência dos mercados emergentes, desenvolvidos e de criptomoedas antes e depois da invasão da Ucrânia. Em termos metodológicos, foi feito um estudo das propriedades multifratais e entropia da série de retornos em uma freqüência de 5 minutos de 14/02/2022 a 31/03/2022 dos índices de mercado dos países do G-20 e das 10 maiores moedas criptográficas por capitalização de mercado. Foi possível verificar um aumento no grau de aleatoriedade da série analisada após a invasão russa, atendendo ao que se esperava de um mercado eficiente. Entretanto, nenhum dos mercados se comportou completamente ao acaso, e foi identificada a existência de correlações positivas de longo prazo nos retornos, que se tornaram mais expressivas nos países desenvolvidos. A análise de cluster, que revelou que após a invasão, o comportamento dos mercados se tornou mais homogêneo, indicando que as incertezas geopolíticas têm a capacidade de fazer o comportamento dos mercados convergir no curto prazo. Portanto, os investidores devem ter em mente a necessidade de reajustar seus modelos de previsão para adequá-los ao novo comportamento do mercado, bem como para reduzir expectativas anormais de lucratividade, dado o maior grau de aleatoriedade nos mercados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.