O poder dos fatores internos e externos na decisão de terceirização de serviços logísticos
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.203.03Palavras-chave:
Fatores internos e externos, Logística, Terceirização, Processo decisório, CompetitividadeResumo
A terceirização de serviços logísticos tem sido uma prática em empresas de diversos setores. A opção pela terceirização costuma ser embasada na obtenção de ganho competitivo em relação ao mercado ou ao principal concorrente. Porém, muitas vezes uma decisão errada pode trazer consequências negativas ao negócio, tais como, problemas operacionais, elevação do custo logístico, perda de eficiência e, até acarretar alto nível de insatisfação de clientes. Este estudo tem como objetivo identificar como e quais fatores internos e externos das empresas influenciam na decisão de terceirizar serviços logísticos. Elaborou-se um modelo de tomada de decisão que, posteriormente, foi testado em um estudo de caso múltiplo, em uma multinacional Finlandesa com filiais no Brasil e nos Estados Unidos. Por meio de treze entrevistas das duas filiais e operadores logísticos, os resultados apontam os fatores que estão mais alinhados com a percepção gerencial dos entrevistados acerca da decisão do tipo mais adequado de terceirização. De forma geral, propõe-se um guia baseado na hierarquia dos fatores de decisão, sendo eles, estratégia, custo, fatores internos e, por fim, fatores externos. Ainda, visualizou-se que não há uma prática global de terceirização logística, colocando o local onde a terceirização é negociada, e suas características, como influenciadores do processo decisório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.