Disclosure voluntário socioambiental de empresas do Agronegócio Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.%202022.193.05Palavras-chave:
Divulgação social e ambiental, Agronegócio, Análise de Correspondência, BrasilResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a divulgação socioambiental (DSA) de grandes empresas que atuam no agronegócio brasileiro. O Brasil é reconhecido como um país relevante para o agronegócio mundial, e as empresas do setor são cada vez mais acompanhadas pela sociedade devido às possíveis externalidades negativas de suas atividades. A amostra da pesquisa é composta por 25 grandes empresas que operam em um dos cinco setores do agronegócio brasileiro analisados. Foi adotada a análise de correspondência múltipla para observar se existe alguma diferença na DSA entre os diversos setores do agronegócio. Posteriormente, para observar a variação comportamental dentro de cada setor, foram adotadas a curva de Lorenz e o índice de Gini. A preocupação das empresas brasileiras do agronegócio em divulgar sua responsabilidade socioambiental ficou evidente, principalmente no que diz respeito a questões ambientais e de recursos humanos. Além disso, os resultados da pesquisa apontaram um comportamento heterogêneo em relação a DSA entre e dentro dos setores. Os resultados apresentados no estudo são úteis para gestores, pois oferecem a eles a oportunidade de conhecer a DSA de outras empresas, o que facilita o processo de tomada de decisão em relação ao planejamento da responsabilidade socioambiental de suas empresas. Para os gestores públicos, os resultados do estudo contribuem para o entendimento de quais setores do agronegócio precisam ser incentivados a desenvolver sua responsabilidade socioambiental.
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