Governança e Futebol Profissional: Análise da aplicabilidade de um modelo na Sociedade Esportiva Palmeiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.201.03Palavras-chave:
Governança no Esporte, Administração Esportiva, Gestão do Esporte, Governança no FutebolResumo
Mesmo se tratando de um segmento em expansão, o futebol brasileiro carece de estruturas e práticas de gestão que o aproxime de outros mercados concorrentes em termos de profissionalização e prestação de contas. Um dos caminhos apresenta-se como o aprimoramento dos modelos de governança aplicado aos clubes, ampliando sua transparência e adaptando seu sistema administrativo. A pesquisa testa a aplicabilidade de uma estrutura de governança desenvolvida em Assis (2018) por meio de um estudo qualitativo básico amparado nas técnicas de entrevistas em profundidade na Sociedade Esportiva Palmeiras. Diretores, gestores e partes interessadas da organização apontaram a importância das práticas de governança para os clubes, sendo sua adoção essencial no processo de profissionalização das equipes e evolução dos seus modelos de administração, transparência e prestação de contas, tendo a governança espaço para evolução no contexto do esporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.