Gerenciamento de Resultados em Empresas Sujeitas a Regulação por Parte de Agências Governamentais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2022.194.05Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados contábeis, Accruals discricionários, Atividades reais, Agências reguladorasResumo
Este estudo analisa se as empresas listadas na B3 sob regulação por parte de agências governamentais, gerenciam seus resultados por meio de atividades reais e por meio dos accruals discricionários para reduzir a variabilidade dos lucros, no período de 2011 a 2017. Os resultados da pesquisa apontam que as empresas da amostra gerenciam seus resultados por atividades reais e por accrualsdiscricionários, no mesmo exercício fiscal. Contudo, evidenciou-se que apenas os níveis anormais de atividades reais foram utilizados para reduzir a variabilidade dos lucros, sugerindo que o gerenciamento por accrualspode ser adotado com motivação distinta. Além disso, constatou-se a não adoção do trade-offentre gerenciamento de resultados por meio de accruals discricionáriose de atividades reais pelas empresas da amostra. Este estudo contribui para a literatura que trata da qualidade das informações contábeis e indica que as informações contábeis devem ser analisadas com maior cautela por seus usuários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.