Contabilidade de Leasing (IFRS 16) – A Percepção dos Usuários da Informação Contábil de Acordo Com os Critérios Propostos pelo ED/2013/6
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2022.193.06Palavras-chave:
Leasing, IASB, FASB, Convergência, Cartas Comentário.Resumo
Desde 2006, o IASB e o FASB buscavam convergir os critérios para reconhecimento e mensuração do tema contábil leasing. O primeiro Exposure Draft foi publicado em 2010. Porém, o órgão observou a necessidade de novas propostas devido às divergências nas anteriores. Assim, em 2013, foi elaborada nova minuta conhecida como ED/2013/6 – Leases. As mudanças se direcionaram em relação à necessidade de que os contratos de leasing não fossem mais considerados como off-balance sheet, tendo sido proposto um modelo único para o arrendatário determinando a capitalização de todos os contratos. O objetivo geral do trabalho é identificar a percepção das opiniões dos usuários da contabilidade mediante as novas propostas. Para tanto, foi efetuada uma análise do conteúdo das informações extraídas de uma amostra de 248 Comment Letters. As oito primeiras perguntas tratavam do projeto de convergência internacional e nelas identificou-se que 52%, no geral, discordaram das novas mudanças, não existindo um consenso. Aquelas relativas ao modelo contábil único obtiveram alta discordância, possivelmente por apresentarem a maior mudança encontrada. Já a proposta de uma maior divulgação foi aceita, mesmo recebendo um índice de discordância alto, mostrando preocupação em relação a um padrão que possivelmente já faz muitas exigências. Assim, esse trabalho visa contribuir para a discussão da padronização contábil internacional do leasing, por meio da análise da participação pública por meio das comment letters.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.