Moderação das Alianças Estratégicas na Relação entre Capacidade Absortiva e Inovação
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.181.06Palavras-chave:
Aliança estratégica, Capacidade absortiva, Inovação tecnológica, Inovação em gestão.Resumo
Objetivo: analisar a moderação da aliança estratégica na relação entre a capacidade absortiva e a inovação. Originalidade: trata de questões não respondidas sobre a dinâmica entre a capacidade absortiva e a inovação com a moderação das alianças estratégicas, permitindo compreender a influência da capacidade absortiva sobre a inovação em tecnologia e de gestão nas companhias brasileiras de capital aberto. Método: pesquisa descritiva, por meio de levantamento, de abordagem quantitativa e com corte transversal. A coleta de dados considerou empresas brasileiras de capital aberto inscritas na Comissão de Valores Mobiliários em 2015, com amostra final de 107 companhias. A análise considerou as variáveis de capacidade absortiva: aquisição, assimilação, transformação e aplicação; inovação tecnológica: custos, Pesquisa e Desenvolvimento e processos; inovação em gestão: organizacional, estrutura e marketing e; capacidade de aliança estratégica: processos de gestão, informações e tomada de decisões. O método de análise de regressão linear múltipla, com efeito moderador nas variáveis independentes, mudando a força e/ou a direção de uma relação entre duas variáveis no modelo. Resultados: foram encontradas relações positivas entre a capacidade absortiva e inovação, quando moderadas pelas alianças estratégicas nacionais e internacionais. Conclui-se que as alianças estratégicas podem ser moderadoras e influenciar a relação entre a capacidade absortiva e a inovação nas companhias.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.