Gestão Estratégica de Custos: Um Estudo da Construção do Campo de Conhecimento Brasileiro sob a Ótica da Teoria Ator-Rede (TAR)
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.183.05Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos, Teoria Ator-Rede, Contabilidade GerencialResumo
O objetivo deste estudo é investigar como vem sendo construído o processo de geração, disseminação e utilização do campo de conhecimentos da Gestão Estratégica de Custos (GEC), sob a ótica da Teoria Ator-Rede (TAR). A metodologia de pesquisa proposta utilizou de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de conteúdo referente a periódicos, cursos e livros de referências na área. Foram 22 entrevistas que contaram com 24 entrevistados entre docentes, pesquisadores, coordenadores, editores, avaliadores etc. Desses, dezessete são brasileiros e cinco da Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Portugal. Também foram registradas 80 horas de observação em eventos da área, juntamente com material de oito periódicos, dezesseis livros e sete cursos de referência. Desse material, pela análise de conteúdo, emergiram três categorias que auxiliam na visualização da construção do campo: Domínio, Contexto e Conceito. Como resultados, foi possível notar que a construção do campo de conhecimentos da GEC se deu sob argumentos de autoridade, que favoreceram os processos de translação, necessários ao desenvolvimento da rede. Ainda, foi gerada uma rede de convergência baixa, pois mesmo mobilizando diversos atores, as translações nem sempre concluem o ciclo de geração de mudança efetiva, não tendo força suficiente para manter a rede. Nesse sentido, a não simetria entre atores e a consequente não construção de subprogramas podem ser fatores que tiveram influência nesses resultados. Adicionalmente, foi possível consolidar a utilização da TAR como uma abordagem teórico-metodológica para compreensão das interações entre os agentes estudados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.