Efeitos do Desenho Habilitante dos Sistemas de Controle Gerencial na Intensidade de Uso de Medidas de Desempenho e na Inovação Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.4013/base2022.192.05Palavras-chave:
Desenho habilitante, Sistemas de controle gerencial, Uso de medidas de desempenho, Inovação organizacional.Resumo
Este estudo analisa os efeitos do desenho habilitante dos sistemas de controle gerencial (SCG) na intensidade de uso de medidas de desempenho e na inovação organizacional. Uma pesquisa foi realizada na rede social Linkedin para identificar gestores de nível médio das empresas mais inovadoras do Brasil, segundo o ranking do Valor Econômico em parceria com a Strategy & PwC (2015-2018), e obteve-se um total de 140 respostas válidas. Os resultados da modelagem de equações estruturais revelaram que a percepção do desenho habilitante dos SCG reflete diretamente na inovação organizacional. Isso ocorre tanto na renovação de elementos que contribuem para a harmonia da estrutura e equipe de trabalho, como na renovação dos sistemas e processos empregados de forma inovadora na empresa. Efeitos indiretos da intensidade de uso de medidas de desempenho foram observados nestas relações. Também foram constatadas interações do desenho habilitante dos SCG com intensidade de uso de medidas de desempenho. Assim, conclui-se que quando o desenho dos SCG permite maior interação e flexibilidade na mudança dos processos, ele proporciona maior adesão às medidas formais de desempenho empregadas, além de estimular a inovação organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.