Impacto do excesso de confiança na estrutura de capital: evidências no Brasil e nos Estados Unidos
Palabras clave:
Perfil do Gestor, Excesso de Confiança, Estrutura de CapitalResumen
De acordo com as finanças comportamentais, as decisões tomadas pelos indivíduos nem sempre são totalmente racionais, esses indivíduos podem ser influenciados por fatores psicológicos como os vieses e as heurísticas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é verificar como o excesso de confiança dos gestores podem interferir nas decisões da estrutura de capital da organização, tanto no mercado brasileiro como no mercado norte-americano. A amostra selecionada é composta por 100 empresas brasileiras listadas na B3 e 77 empresas norte-americanas listadas na NYSE. Os dados foram coletados com o auxílio das plataformas Thomson Reuters Eikon® e Comdinheiro, e por meio dos relatórios divulgados nos sites das companhias. A análise foi feita para o período de 2010 a 2015, e contou com uma análise de dados em painel em que foram aplicados modelos de regressões múltiplas, considerando um índice de excesso de confiança, os níveis de excesso de confiança: overprecision, overestimation e a overplacement, e com base nas características do perfil dos gestores. Os resultados obtidos evidenciaram uma relação significativa entre o excesso de confiança e as decisões de estrutura de capital tanto nas empresas brasileiras como nas norte-americanas, e conforme o nível de excesso de confiança aumentou, o impacto sobre a alavancagem também aumentava. Percebeu-se, ainda, um maior impacto desse viés comportamental sobre as decisões tomadas por gestores de companhias dos Estados Unidos, permitindo concluir que questões comportamentais, voltadas ao perfil dos indivíduos também tem seu impacto sobre as decisões organizacionais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.