O desempenho organizacional de uma instituição de ensino superior: uma análise da capacidade absortiva potencial e da inovação

Autores/as

  • Ronniel da Silva Oliveira Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Amilcar Ferreira Sobral
  • Alexandre Rabêlo Neto Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Amilcar Ferreira Sobral Programa de Pós-graduação em Gestão Pública
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Amilcar Ferreira Sobral Programa de Pós-graduação em Gestão Pública
  • Rodrigo Santos de Melo Universidade Federal do Piauí - UFPI

Resumen

A Capacidade Absortiva Potencial é uma variável não observável importante, tendo em vista que define a influência das estruturas cognitivas em um contexto de aprendizagem organizacional. Como se trata de uma temática de estudo muito recente, foi evidente a presença de inúmeras lacunas teóricas com relação ao histórico de publicações referentes a esse tema. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto da Capacidade Absortiva Potencial Percebida na Inovação Percebida e no Desempenho Organizacional Percebido, tendo como foco de análise as percepções dos alunos de Administração acerca da universidade. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 150 respondentes mediante uma análise quantitativa utilizando a técnica multivariada de Modelagem de Equações Estruturais em sua abordagem exploratória (PLS-SEM). Como principais achados da pesquisa, notou-se que a Capacidade Absortiva Potencial Percebida impacta positivamente a Inovação Percebida e o Desempenho Organizacional Interno e Externo Percebidos. A Inovação percebida mediou de forma parcial a relação entre a Capacidade Absortiva Potencial Percebida e o Desempenho Organizacional Interno e Externo Percebidos. A sugestão de um framework com integração dos construtos analisados, buscando a Inovação Percebida como variável mediadora da relação entre a Capacidade Absortiva Potencial Percebida e o Desempenho Organizacional Percebido pode ser vista como uma contribuição desse estudo, bem como a validação de uma escala de medida de desempenho organizacional voltada para instituições de ensino superior.

Palavras-chave: Capacidade Absortiva Potencial, inovação, desempenho organizacional, graduandos, percepção.

Biografía del autor/a

Ronniel da Silva Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Amilcar Ferreira Sobral

Curso de Administração de Empresas

Publicado

2018-12-30

Número

Sección

Articles