Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no Termômetro de Alfabetização Financeira

Autores/as

  • Ani Caroline Grigion Potrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Guilherme Kirch Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Este estudo buscou desenvolver um indicador para a alfabetização financeira dos indivíduos, denominado Termômetro de Alfabetização Financeira. Para tal, realizou-se uma pesquisa survey com 1.572 rio-grandenses. Com base nas respostas, utilizou-se a análise fatorial confirmatória para definição dos construtos atitude financeira e comportamento financeiro. Em seguida, calculou-se o construto conhecimento financeiro. A partir dos três construtos, realizou-se uma análise de cluster, na qual foram obtidos dois conglomerados. O primeiro representa os indivíduos que possuem baixa alfabetização financeira, e o segundo aqueles altamente alfabetizados financeiramente. De posse deste resultado, foi proposto um indicador que permite classificar qualquer indivíduo, calculando a distância euclidiana quadrática em relação ao centro de cada cluster, como possuidor de baixo ou alto nível de alfabetização financeira. Os resultados também sugerem que a maioria dos entrevistados possui um baixo nível de alfabetização financeira. Tais conclusões ratificam a necessidade urgente de se desenvolverem ações efetivas para reduzir o analfabetismo financeiro da população e, assim, minimizar os problemas dele decorrentes.

Palavras-chave: termômetro, alfabetização financeira, análise de cluster.

Biografía del autor/a

Ani Caroline Grigion Potrich, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013). Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração Financeira, com ênfase em Finanças Comportamentais. Atuando principalmente na gestão administrativa, gestão financeira e finanças comportamentais, tendo como tema principal de pesquisa a alfabetização financeira.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, administração financeira, finanças comportamentais.

Guilherme Kirch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003, 2006). Doutor em Administração (área de concentração: finanças) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Illinois - Urbana-Champaign (EUA). Atualmente é professor adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (área de concentração: finanças) dessa Universidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: investimento, políticas de caixa, restrições financeiras e estrutura de capital.

Publicado

2016-01-14

Número

Sección

Articles