Responsabilidade social corporativa na cadeia de suprimentos de petróleo e gás natural: o caso dos fornecedores da Petrobras
Palabras clave:
Gestão da Cadeia de Suprimentos, Responsabilidade Social, IsomorfismoResumen
A pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos critérios de responsabilidade social na gestão de fornecedores de segunda camada da cadeia de suprimentos da Petrobras. Consideram- se como critérios de responsabilidade social os critérios de SMS e Gerencial, utilizados pela Petrobras na seleção de fornecedores. A pesquisa é um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como unidades de análise as empresas Alfa, Beta e Gama. Os principais resultados indicam que, no aspecto da responsabilidade social, a Petrobras influencia de forma diferente as empresas pesquisadas. Percebe-se que os critérios de SMS e Gerencial da Petrobras influenciam de forma superficial as práticas de gerenciamento de fornecedores nas empresas da pesquisa. As empresas Alfa e Beta apresentam um comportamento isomórfico coercitivo, enquanto a empresa Gama não apresenta enquadramento nas categorias isomórficas, pois sua atuação foi desenvolvida de forma independente ao relacionamento com a Petrobras. Por fim, acredita-se que, se há na Petrobras a intenção de disseminar as práticas presentes em seus critérios de SMS e Gerencial ao longo da cadeia de fornecedores, a estatal precisa reavaliar seu processo de seleção em questões voltadas ao aprimoramento do escopo dos requisitos, além da forma como orienta a propagação desses ao longo da cadeia de suprimentos.
Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos, responsabilidade social, isomorfismo.
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