Responsabilidade social corporativa na cadeia de suprimentos de petróleo e gás natural: o caso dos fornecedores da Petrobras

Autores/as

  • Elidiane Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - Professora Assistente Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Doutoranda
  • Marcos Primo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Professor Adjunto
  • Carla Pasa Gómez Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Professor Adjunto
  • Rodrigo Gayger Amaro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Professor Assistente
  • Daniela Moser Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Doutoranda

Palabras clave:

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Responsabilidade Social, Isomorfismo

Resumen

A pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos critérios de responsabilidade social na gestão de fornecedores de segunda camada da cadeia de suprimentos da Petrobras. Consideram- se como critérios de responsabilidade social os critérios de SMS e Gerencial, utilizados pela Petrobras na seleção de fornecedores. A pesquisa é um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como unidades de análise as empresas Alfa, Beta e Gama. Os principais resultados indicam que, no aspecto da responsabilidade social, a Petrobras influencia de forma diferente as empresas pesquisadas. Percebe-se que os critérios de SMS e Gerencial da Petrobras influenciam de forma superficial as práticas de gerenciamento de fornecedores nas empresas da pesquisa. As empresas Alfa e Beta apresentam um comportamento isomórfico coercitivo, enquanto a empresa Gama não apresenta enquadramento nas categorias isomórficas, pois sua atuação foi desenvolvida de forma independente ao relacionamento com a Petrobras. Por fim, acredita-se que, se há na Petrobras a intenção de disseminar as práticas presentes em seus critérios de SMS e Gerencial ao longo da cadeia de fornecedores, a estatal precisa reavaliar seu processo de seleção em questões voltadas ao aprimoramento do escopo dos requisitos, além da forma como orienta a propagação desses ao longo da cadeia de suprimentos.

Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos, responsabilidade social, isomorfismo.

Biografía del autor/a

Elidiane Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - Professora Assistente Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Doutoranda

Professora Assistente da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, possui Mestrado (2011) e Graduação (2008) em Administração pela mesma instituição.

Marcos Primo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Professor Adjunto

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), doutorado em SUPPLY CHAIN MANAGEMENT - ARIZONA STATE UNIVERSITY (2003), EUA, e pós-doutorado no Business Management Department na North Carolina State University (2010), EUA. Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), coordenador do núcleo de pesquisa GIRO (Gestão de Inovação em Redes de Operações), membro do comitê científico da divisão gestão de operações e logística - GOL da Anpad, coordenador de área do SIMPOI, e avaliador e parte do corpo revisor de vários jornais acadêmicos nacionais (BAR, RAE, G&P,etc.) avaliador ad hoc de periódicos internacionais (JOM, IJOPM). Tem desenvolvido pesquisas junto a Petrobras-Transpetro com o Centro de Estudos em Gestão Naval (CEGN) da USP/SP.

Carla Pasa Gómez, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Professor Adjunto

Pós-doutora em Turismo e Sustentabilidade pela NHTV Breda University, Holanda. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do PROPAD/UFPE. Pesquisadora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental Empresarial.

Rodrigo Gayger Amaro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Professor Assistente

Mestre em Ciências Contábeis pela UFPE (2010) e graduado em Administração pela mesma instituição (2007). Compõe o quadro permanente de docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Diretor-Presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape). É Conselheiro de Administração do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e membro do Conselho de Regularização de Imóveis do Estado de Pernambuco (Cori-PE). Foi o Coordenador Geral dos Grupos de Trabalho do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados e do Distrito Federal (Conaci) para a elaboração de "Diretrizes para o Controle Interno no Setor Público" editadas em 2010.

Daniela Moser, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Doutoranda

Doutoranda em Administração e Bolsista da Facepe, Mestra em administração de empresas (2009). Graduada em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada do Recife (2005) e MBA em Logística Empresarial pela Universidade de Pernambuco (2008).

Publicado

2015-08-25

Número

Sección

Articles