Yes, we also can! O desenvolvimento de iniciativas de consumo colaborativo no Brasil

Autores/as

  • Angela Maria Maurer Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS
  • Paola Schmitt Figueiró PPGA - UFRGS
  • Simone Alves Pacheco de Campos PPGA - UFRGS
  • Virgínia Sebastião da Silva PPGA - UFRGS
  • Marcia Dutra de Barcellos PPGA - UFRGS

Palabras clave:

Consumo Colaborativo, Plataformas Virtuais, Contexto Brasileiro

Resumen

O avanço e disseminação das tecnologias de informação e comunicação proporcionam o surgimento de novas formas de compartilhamento e a ascensão de plataformas de práticas coletivas que contribuem para o desenvolvimento de novas formas de consumo, como o consumo colaborativo. Este tipo de consumo descreve a prática de partilha, empréstimos comerciais, aluguel e trocas realizados, principalmente, no ciberespaço. As práticas que envolvem estes sistemas ainda são recentes no Brasil. Neste sentido, este artigo tem o objetivo de compreender a percepção de usuários e organizações acerca dos sistemas de consumo colaborativo no contexto brasileiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de organizações e usuários de distintos sistemas de consumo colaborativo. Os resultados sugerem que, apesar de o consumo colaborativo estar em processo inicial no contexto brasileiro, existe um cenário positivo para o desenvolvimento das práticas coletivas no país. Além disso, foram encontrados resultados interessantes no que tange aos riscos, obstáculos e benefícios, bem como às formas como a confiança pode ser gerada nestes sistemas. Assim, novas oportunidades abrem-se ao consumo colaborativo no contexto brasileiro.

Palavras-chave: consumo colaborativo, plataformas virtuais, contexto brasileiro.

Biografía del autor/a

Angela Maria Maurer, Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS

Área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade


 

Paola Schmitt Figueiró, PPGA - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS

Área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Simone Alves Pacheco de Campos, PPGA - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS

Área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Virgínia Sebastião da Silva, PPGA - UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS

Área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Marcia Dutra de Barcellos, PPGA - UFRGS

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração - UFRGS

Área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Publicado

2015-04-13

Número

Sección

Articles