Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria do comportamento planejado

Autores/as

  • Alexia Hoppe Unisinos
  • Márcia Dutra de Barcellos PPGA/UFRGS
  • Luciana Marques Vieira UNISINOS
  • Celso Augusto de Matos Unisinos

Palabras clave:

alimentos orgânicos, comportamento do consumidor, Teoria do Comportamento Planejado

Resumen

O estudo do comportamento do consumidor tem sido um tema em destaque tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. De acordo com a Teoria do Comportamento Planejado (TPB - Theory of Planned Behavior), o comportamento humano individual é uma função da intenção de comportamento. Esta intenção, no entanto, depende de outros três quesitos: da combinação das atitudes e a influência que as crenças comportamentais exercem sobre elas, das normas subjetivas e da percepção individual sobre o comportamento percebido. Adicionalmente, os padrões de consumo de alimentos estão mudando rapidamente, e ocorre uma rápida expansão do consumo de alimentos orgânicos no mundo, bem como o aumento do interesse pelos processos de compra e consumo deste tipo de produto. Assim, este estudo propõe como contribuição teórica a replicação do modelo da TPB no contexto brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa tipo survey com 446 consumidores de tomates orgânicos em dois canais de distribuição de produtos orgânicos (supermercado e feira ecológica) na cidade de Porto Alegre. Os dados foram analisados através de técnicas estatísticas univariadas e multivariadas, tais como a modelagem de equações estruturais. O modelo foi validado parcialmente, apresentando bons índices de ajuste. Os resultados indicam que as atitudes e o controle percebido influenciam significativamente a intenção de consumo, mas os construtos incerteza percebida e norma subjetiva não apresentaram efeito significativo na intenção de compra. Os resultados revelaram características do comportamento do consumidor de produtos orgânicos e permitiram a validação do modelo no contexto do consumo de alimentos orgânicos no Brasil. 

Palavras-chave: alimentos orgânicos, comportamento do consumidor, Teoria do Comportamento Planejado.

Biografía del autor/a

Alexia Hoppe, Unisinos

Engenheira de Alimentos pela UFRGS e Mestre em Administração Unisinos. Doutoranda do PPG Administração Unisinos.

Márcia Dutra de Barcellos, PPGA/UFRGS

Doutora em Agronegócios CEPAN/UFRGS. Professora do PPG em Administração UFRGS

Luciana Marques Vieira, UNISINOS

PhD em Agricultural and Food Economics, the University of Reading, Inglaterra. Professora PPG Administração Unisinos

Celso Augusto de Matos, Unisinos

Doutor em Administração pelo PPGA/Ufrgs. Professor PPG Administração Unisinos

Publicado

2012-01-11

Número

Sección

Articles