Efeitos dos Recursos na Vantagem Competitiva e Gestão Estratégica de Matrículas de Faculdades Privadas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2025.221.09Palabras clave:
Gestão Estratégica de Matrículas, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em RecursosResumen
O estudo objetiva avaliar o efeito dos recursos alocados, mediados pela vantagem competitiva, no desempenho da gestão estratégica de matrículas de faculdades privadas brasileiras. A gestão estratégica de matrículas compreende as atividades de captação e retenção de estudantes. Foram investigadas 771 Faculdades Privadas brasileiras considerando a alocação de recursos-chave, obtenção de vantagem competitiva e desempenho na captação e retenção de estudantes. A partir da literatura científica foram previstas relações esperadas entre os construtos que levaram à formulação de hipóteses testadas quantitativamente, utilizando-se técnicas de análise multicritério e multivariada de dados. Os resultados apontam que os recursos alocados pelas faculdades privadas possuem efeito positivo e significativo tanto na gestão estratégica de matrículas como na obtenção de vantagem competitiva. Já o efeito mediador da vantagem competitiva foi observado apenas na relação entre recursos e retenção de estudantes, não se fazendo presente no caso da captação. O estudo comprova a aplicabilidade empírica da Visão Baseada em Recursos, amplia o corpo de conhecimento científico sobre administração universitária, discutindo a gestão de faculdades privadas, e aplica, no contexto brasileiro, um estudo abrangente sobre a gestão estratégica de matrículas. Conclui-se que as faculdades privadas possuem recursos que já são explorados na obtenção de vantagem competitiva e nas práticas de Gestão Estratégica de Matrículas, mas que ainda há espaço para aprimoramento, em especial no caso da conquista de novos alunos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.