Creating organizational environments that stimulate innovation: An explanatory model

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2024.214.08%20%20

Palabras clave:

innovation environment, strategic leadership, organizational culture

Resumen

This article aimed to identify qualitatively and quantitatively the main ways the organizational environment can stimulate innovation in a multinational pharmaceutical industry in Brazil. To this end, we established two specific objectives: to raise the perception of leaders and subordinates regarding the strategies to encourage innovation adopted by the organization and to develop and statistically validate a structural model that explains the capacity of the organizational environment to stimulate innovation. We conducted semi-structured interviews with 22 leaders, including Corporate Vice-President, Quality Vice-President, directors, and managers, and applied questionnaires to 334 subordinates, including supervisors, specialists, analysts, and technicians. The investigation pointed out that Strategic Leadership is a second-order construct that comprises Motivation and Leadership. The Firm’s Strategy positively impacts Strategic Leadership, and Strategic Leadership positively impacts the Challenge to Innovate. The proposed explanatory model can explain approximately 60% of the Challenge to Innovate in the organization. We expect that the findings of this research will contribute to the advancement of knowledge regarding organizational innovation, especially concerning its antecedents, allowing theoretical reflections and practical and managerial benefits in the search for effective innovative strategies.

Biografía del autor/a

Ricardo Henrique Magela Franco, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996). Pós-Graduação em Logística Empresarial e MBA em Gestão da Produção e Qualidade - Black Belt, certificado pela Infinitas/ Dinamarca. Mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Projetos na Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil Ltda, onde é responsável pelo gerenciamento de projetos de melhoria baseado nas ferramentas Lean Six Sigma Na Novo Nordisk, participou da padronização dos processos logísticos de toda a cadeia SCM Brasil Responsabilidade: Mapeamento do estado atual, identificação de gap´s e oportunidades, benchmarking (Dinamarca, França, USA), definição do estado futuro, treinamento, contratação, definição e implantação de fluxos e processos. Projeto FlexPen Responsável pela definição dos processos logísticos, especificação e compra de equipamentos de manuseio e estocagem. Projeto Logística Reversa Implementação do fluxo reverso visando o reaproveitamento de materiais de embalagem. Projeto PS@ShopFloor Coach Projeto Lean Academia: Treinamento e implantação da ferramentas Lean Professor Horista das Faculdades Pitágoras e FACIT- Montes CLaros, onde ministra as disciplinas: Logística e Distribuição, PCP, Planejamento Estratégico.

Pablo Peron de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB - 2021), mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (2012), pós-graduação em Logística Empresarial pela Faculdade Machado Sobrinho (2009) e graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-2005). Atua como Professor Efetivo no Departamento de Ciência de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros e é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Economia Criativa. Líder do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação (Unimontes-UFV-PUCMinas). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Unimontes) e do Grupo de Pesquisa Sociedados (UnB). Atualmente coordena o projeto Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: uma pesquisa-ação no Norte de Minas Gerais financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Atua no Laboratório de Economia Criativa no projeto Circuito do Conhecimento e no Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada.

Felipe Fróes Couto, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Membro Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e Pós-Graduação Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE). Mestre (2015) e Doutor (2020) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Administração (2010) pela Unimontes e em Direito (2011) pelo Centro Universitário FIPMoc. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (2013) pelas Faculdades IBS-FGV. MBA Executivo Internacional em Direito Tributário (2014) pelas Faculdades IBS-FGV e Fordham Law University. Leciona nos cursos de Administração e Tecnologias em Gestão Pública. Atualmente, é Coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação (NIC-UNIMONTES), Presidente da Comissão de Internacionalização da Universidade (Portaria n089/REITOR2023) e membro da Comissão de Integridade da Universidade (Portara n102/REITOR2023). É líder do Tema 13 - "Funções Político-Sociais das Organizações no Século XXI" da Divisão de Estudos Organizacionais da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração" no período 2021-2024. Líder do Grupo Ibero-Americano de Pesquisa em Corrupção Sistêmica (GIPECS - Resolução CEPEx 015/2021). Desenvolve pesquisas de natureza qualitativa, preferencialmente em abordagens críticas, nos campos de Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Estratégica.

André Luiz Mendes Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na University of Tampa (UT), em Tampa-FL, Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE), tendo recebido o prêmio de Titulado Doutor Destaque pelo PPGA/UnB; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Graduado em Administração pelo Instituto Santo Agostinho; Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Formação complementar em Inglês Avançado na Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos. Formação complementar em Supply Chain Management na NN/AS em Copenhagen, Dinamarca. Já apresentou trabalhos científicos na Universidade de Oxford, Inglaterra (St Annes College - University of Oxford) e na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Costa Rica, San Jose, Costa Rica. Possui trabalho científico publicado pela Academy of Management (AoM) e já recebeu prêmio de melhor artigo da área de Estudos Organizacionais em evento nacional promovido pela Universidade de São Paulo (SemeAd - USP). Atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD. Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação em indústria farmacêutica multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFMG (CPPD/UFMG). Atualmente, é Professor Adjunto do Magistério Superior lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Montes Claros; Coordenador do Curso de Administração (UFMG); Docente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV/UFMG - Mestrado e Doutorado); Membro do Comitê de Coordenação do Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG); Membro da Associação Internacional de Psicologia Transcultural (IACCP); Coordenador do Grupo de Estudos em Administração (GEA/ICA/UFMG); Coordenador do Projeto de Extensão "Internacionalização em Casa - IeC"; e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da UFMG. Temas de Interesse: Culturas nacionais; Pesquisas transculturais; Internacionalização; Estudos organizacionais; Comportamento organizacional; Felicidade no trabalho; Tomada de decisão; Estilos de liderança; Comportamento proativo; Valores pessoais; Traços de personalidade; Fontes de orientação no trabalho; Culturas organizacionais; Língua Inglesa.

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Publicado

2025-03-24

Número

Sección

Articles