Influência de Fatores Comportamentais e Operacionais na Assertividade Orçamentária

Autores/as

  • Cristian Abib de Moraes UFES
  • Rosimeire Pimentel Gonzaga UFES
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr UFU
  • Júlio Orestes da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2023.202.05

Palabras clave:

Assertividade, Planejamento, Orçamento

Resumen

O objetivo deste trabalho é verificar como o nível de assertividade orçamentária de uma organização multinacional brasileira é influenciado por fatores comportamentais e operacionais. Utilizou-se técnicas quantitativas para análise de execução orçamentária de 290 centros de responsabilidade, e qualitativas por meio de análise de conteúdo de entrevistas com gestores-chave e observação participante para verificar quais elementos influenciam o nível de assertividade dos orçamentos da organização. Observou-se que a falta de assertividade pode prejudicar a organização no desenvolver de sua estratégia, pois representa objetivos importantes que não foram atingidos. Os elementos que mais influenciaram o nível de assertividade do orçamento no período analisado são a falta de qualidade dos planos orçamentários operacionais, a utilização do orçamento como instrumento de formalização para a remuneração variável, a morosidade das decisões no combate efetivo dos desvios, e o ambiente externo, devido à crise instaurada em 2015. A pesquisa fornece apoio para a construção de modelos estatísticos com as variáveis e contextos observados e, portanto, auxilia a verificação das relações de dependência face aos desvios orçamentários em outras organizações.

Biografía del autor/a

Cristian Abib de Moraes, UFES

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela UFMG, contador pela UFV, com MBA Executivo pelo IBMEC e especialista em Gestão Financeira pela PUCMINAS. Possuo experiência em gestão de equipes em ambiente de CSC, fechamentos contábeis, gestão de contratos, gestão de viagens, gestão da tesouraria operacional, gestão de contas a pagar e a receber, gestão orçamentária, análises financeiras e em elaboração de demonstrações contábeis individuais e consolidadas de empresa de grande porte. Desenvolvo trabalhos com dinamismo, autonomia, proatividade e responsabilidade. Possuo vivência laboral internacional na Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Portugal e Venezuela. Presto assessoria contábil a uma empresa de construção e ministro apresentações no meio corporativo. Possuo boa escrita e fluência verbal, facilidade para trabalhos em equipes interdisciplinares e apresentações em público. Mantenho bons conhecimentos em softwares de gestão integrada e possuo inglês intermediário e espanhol avançado. Especialidades: Gestão cotidiana de Fluxo de Caixa; Gestão Financeira de Contas a Pagar e a Receber; SAP Módulos FI CO; Pacote Microsoft Office; Contabilidade IFRS/BRGAAP.

Rosimeire Pimentel Gonzaga, UFES

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (CCJE/UFES). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Mestre em Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE e graduação em Ciências Contábeis (FIC/MG). Atua nas seguintes áreas: Indicadores de Desempenho na Gestão Pública, Contabilidade Gerencial, Sistema de Controle de Gerencial, Sistemas de Incentivos, Gestão de Custos, Conservadorismo Contábil e História do Pensamento Contábil.

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, UFU

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2015). Mestre em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2010). Fez pós-graduação "Lato-Sensu" em Contabilidade e Controladoria pela mesma Universidade (2000).Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). É professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia no curso de Ciências Contábeis. Atualmente é também professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis/UFU. Coordena o X MBA Especialização em Controladoria e Finanças. Atua como avaliadora de diversos periódicos na área de Administração e de Ciências Contábeis.Tem experiência nas áreas de consultoria e assessoria contábil.

Júlio Orestes da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau(2010). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008).  Atua em projetos de pesquisa ligados a Controle Gerencial e Empresas Familiares.

Publicado

2023-08-28

Número

Sección

Articles