O Impacto da Diversidade de Produtos na Relação entre Internacionalização e Desempenho de Empresas Brasileiras Multinacionais

Autores/as

  • Vitor Fonseca Machado Beling Dias Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Antônio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Vinicius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.182.02

Palabras clave:

Internacionalização, Desempenho, Diversificação de produtos, Papel moderador

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar o papel moderador da diversificação de produtos na relação entre internacionalização e desempenho de empresas brasileiras multinacionais. Este estudo utilizou dados de internacionalização coletados em relatórios da Fundação Dom Cabral, dados financeiros coletados na base de dados do Economática, além de dados secudários de 33 empresas brasileiras coletados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O trabalho se refere a um período de oito anos (2010 a 2017), e utilizou regressão linear múltipla com efeitos fixos e dados em painel. Foi identificado que a relação entre internacionalização e desempenho de empresas brasileiras multinacionais se dá em formato de U. Ademais, foi identificado um papel moderador negativo na relação entre diversificação de produtos e internacionalização em baixo grau, e um efeito moderador positivo no desempenho de empresas brasileiras internacionalizadas com alto grau de diversificação de produtos. O presente trabalho inovou nessa temática para a literatura brasileira ao focar no efeito moderador da diversidade de produtos. Além disso, o artigo  possui implicações para empresas brasileiras multinacionais, pois pode auxiliar o planejamento relacionado à expansão internacional delas, e também destaca que os efeitos benéficos da internacionalização não são imediatos; que os conhecimentos e experiências adquiridos nesse processo são importantes para melhorar sua performance; e que após estágios iniciais do processo de internacionalização, a diversificação de produtos pode auxiliar no que diz respeito a uma melhoria no desempenho dessas empresas.

Biografía del autor/a

Vitor Fonseca Machado Beling Dias, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Foi monitor da disciplina de Microeconomia 1 e produziu uma Iniciação Científica intitulada : Panorama atual e análise evolutiva das Ecoinovações no Brasil. Além da experiência acadêmica, possui experiência na área de consultoria e gestão financeira (atuação na Empresa Júnior no curso de Economia como Diretor Financeiro), além de experiência no setor privado (área Administrativa e Logística da Ambev)

Antônio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU, Pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Políticas Publicas (NPExGPP) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios; artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor e Avaliador dos Periódicos: RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE (ISSN: 2178-7638); Independent Journal of Management & Production (ISSN: 2236-269X); Agricultural Systems (ISSN: 0308-521X) - Elsevier (Qualis A1); RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente (ISSN: ISSN 2176-9168); REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade (ISSN: 2237-3667); Caderno Profissional de Administração UNIMEP (ISSN 2237-5422); Revista Administração Pública e Gestão Social (ISSN 2175 5787); Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (ISSN 2317-5443); Revista Desenvolve (ISSN: 2316-5537); Turkish online journal of distance education-TOJDE (ISSN 1302-6488); Enfoque: Reflexão Contábil (ISSN 1984-882X); Revista Brasileira de Políticas Públicas - RBPP (ISSN 2236-1677); Revista Gestão & Tecnologia (ISSN: 2177-6653); Revista Desafio Online (ISSN: 2317-949X); Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local (ISSN 1984-042X); Revista Gestão e Desenvolvimento (ISSN: 1807-5436) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU, Coordenador do curso de MBA em Gestão de Agronegócios FAGEN-UFU; Avaliador do Guia do Estudante da Editora Abril. Elaborador de Ítens do ENADE (2012, 2015). Avaliador Institucional MEC Portaria: Nº 411, de 22 de Maio de 2018.

Vinicius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match.

Publicado

2021-08-17

Número

Sección

Articles