Cidades como ecossistemas de carreiras (in)sustentáveis: Analisando a relação cidade-carreira no turismo de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.214.06%20%20Palavras-chave:
Carreira, Ecossistema de carreira, Sustentabilidade, Cidades, Porto AlegreResumo
Há uma inerente relação entre carreiras e cidades que é pouco explorada na pesquisa acadêmica. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar empiricamente a influência das cidades enquanto contexto no desenvolvimento das carreiras. Sustenta-se o argumento de que a relação carreira-cidades é sistêmica, uma vez que se inter-relacionam e se estruturam mutuamente. Foram analisadas 25 entrevistas narrativas com profissionais com longas carreiras no turismo em Porto Alegre. A teoria de ecossistema de carreira foi utilizada como pilar teórico para análise dos dados, entendendo-se o ecossistema de carreira como resultado da interação dos atores com a cidade ao longo do tempo. Como conclusões destaca-se que a sustentabilidade do ecossistema não envolve um rígido status quo, mas se encontra na capacidade de ajustes e adaptações que moldam e reconfiguram as relações entre atores; as carreiras são afetadas por aspectos estruturais sistêmicos das cidades, como localização, orientação e manutenção das políticas de turismo ou mesmo a falta de um coletivo, que moldam o mercado de trabalho, a atratividade ou não dos profissionais, a orientação para o turismo e enfraquecem o potencial de agência individual; influências contextuais atuam como forças norteadoras de movimentos no ecossistema rumo a carreiras mais ou menos sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.