Circular Practices Adoption Index
A Proposal for Industrial Organizations
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2026.231.08Keywords:
circular economy, environmental management, circularity indicator, SustentabilidadeAbstract
O estudo propõe o desenvolvimento de um Índice de Adoção de Práticas Circulares para uso em organizações industriais. A metodologia da pesquisa é exploratória e quantitativa, com levantamento aplicado a 102 organizações industriais do Brasil, resultando no desenvolvimento do IAPC, validado pelo coeficiente alfa de Cronbach e análise fatorial confirmatória, atestando a qualidade do modelo estrutural. Os principais achados indicam que os maiores avanços nas práticas circulares estão nos construtos de gestão de materiais e resíduos. No entanto, o baixo relacionamento entre as empresas e seus fornecedores foi perceptível quando se avalia a perspectiva de construto de sistemas das práticas circulares, onde 61% dos entrevistados afirmaram que não realizam essa interação ou apenas a realizam de forma incipiente. As organizações de médio e grande porte têm práticas circulares maiores em comparação com as micro e pequenas empresas. O IAPC é abrangente e pode ser adotado para analisar empresas industriais de diferentes portes e setores, uma vez que propõe os construtos básicos da EC para analisar as práticas de circularidade das organizações industriais. Conclui-se que este estudo gera novas perspectivas para a literatura, tendo como principal aporte teórico fornecer insights sobre a adoção de práticas circulares, destacando as disparidades e desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas. Ajudar a ampliar o conhecimento sobre a implementação da EC e identificar áreas que requerem maior atenção e apoio na transição para um modelo de negócio mais sustentável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.