The Impact of Product Diversity on the Relationship Between Internationalization and Performance of Brazilian Multinational Companies

Authors

  • Vitor Fonseca Machado Beling Dias Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Antônio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia, FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios.
  • Vinicius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.182.02

Keywords:

Internacionalization, Performance, Product diversification, Role moderator

Abstract

The aim of this study was to investigate the moderating role of product diversification in the relationship between internationalization and the performance of Brazilian multinational companies. This study used internationalization data collected in reports from Fundação Dom Cabral, financial data collected in the Economática database, in addition to secondary data from 33 Brazilian companies collected on the website of the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM). The work refers to an eight-year period (2010 to 2017), and used multiple linear regression with fixed effects and panel data. It was identified that the relationship between internationalization and performance of multinational Brazilian companies occurs in a U shape. Furthermore, a negative moderating role was identified in the relationship between product diversification and low-level internationalization, and a positive moderating effect on the performance of Brazilian companies internationalized with a high degree of product diversification. The present work innovated this theme for Brazilian literature by focusing on the moderating effect of product diversity. In addition, the article has implications for Brazilian multinational companies, as it can assist planning related to their international expansion, and also highlights that the beneficial effects of internationalization are not immediate; that the knowledge and experiences acquired in this process are important to improve its performance; and that after initial stages of the internationalization process, product diversification can help with an improvement in the performance of these companies.

Author Biographies

Vitor Fonseca Machado Beling Dias, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Foi monitor da disciplina de Microeconomia 1 e produziu uma Iniciação Científica intitulada : Panorama atual e análise evolutiva das Ecoinovações no Brasil. Além da experiência acadêmica, possui experiência na área de consultoria e gestão financeira (atuação na Empresa Júnior no curso de Economia como Diretor Financeiro), além de experiência no setor privado (área Administrativa e Logística da Ambev)

Antônio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia, FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF ? Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.

Vinicius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match.

Published

2021-08-17

Issue

Section

Articles