Histórico da representação das favelas cariocas em mapas
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2018.141.06Resumo
Os mapas, assim como o direito, são distorções reguladas de territórios sociais (Santos, 2001). No presente artigo, foram analisados os mapas cariocas (cadastrais, aerofotografias, projetos urbanísticos, decretos, mapas turísticos, mapas participativos, mapas digitais, etc.) de 1928 até o ano vigente, especialmente os da região onde se encontra a favela Cantagalo – morro do Pavão, situado entre os bairros Copacabana e Ipanema –, e cruzadas as informações neles contidas com o histórico de luta pela permanência e os paulatinos direitos adquiridos pelos moradores (1907 até o ano vigente). Assim, revela-se visualmente a gradual conversão de uma parcela das favelas do Rio de Janeiro de espaços opacos em espaços luminosos (Santos, 2009). Com base na análise dos mapas, é possível indagar: será que a luminosidade de algumas favelas acontece em detrimento da opacidade de outras? Pois as favelas que não possuem UPP acabam saindo da rota de mapeamento do Estado e das principais empresas de mapeamento, como é o caso da Google.
Palavras-chave: mapeamento, direito, favela, representação, participação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.