No lugar: o desenho de Siza para Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2009.52.03Resumo
A ideia de indissociabilidade entre obra e lugar, expressa em certas manifestações artísticas, pode ser assinalada como conceito comum aos territórios sempre próximos da arte e da arquitetura. Entretanto, não se trata de um conceito compartilhado pela arte e arquitetura em geral, mas sim por determinadas propostas artísticas e determinadas propostas arquitetônicas em particular, que fazem dessa noção parte importante de sua pesquisa plástica e de suas ações sobre o mundo. O artigo procura colocar essa questão junto à obra de Álvaro Siza em Porto Alegre, o Museu Iberê Camargo, reivindicando o reconhecimento do lugar na obra de Siza como pautado essencialmente não pelos critérios de um discurso culturalista, mas nos termos de uma ação poética sobre o espaço.
Palavras-chave: Álvaro Siza, lugar, arte sitespecific.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.